terça-feira, 20 de novembro de 2007

Produção de um Relatório Científico

CURSO DE ATUALIZAÇÃO: DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO


ADRIELI CRISTINA MARAMI
JEANETE DALVA MANOEL


ARCO-ÍRIS


JALES/SP
2007
RESUMO
O presente trabalho procura enumerar e discutir o aparecimento de um fenômeno chamado arco-íris. Inicialmente serão abordados conceitos que procuram explicar o que vem a ser o arco-íris, onde, quando, como e com que freqüência costuma aparecer.Para a realização e comprovação deste trabalho, realizaremos uma experiência prática e simples para obtenção de resultados que possam detectar todos os mistérios envolvidos na formação deste fenômeno.
INTRODUÇÃO
Um arco-íris, também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva ou arco-da-velha é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a seqüência completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta.
O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo. O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. Outro local comum para vermos o arco-íris é perto de cachoeiras.
Devido a inúmeras hipótese e mistificação sobre este fenômeno, o trabalho aqui proposto vem com o intuito de desmistificar a cultura trazida de geração a geração que passar debaixo do arco-íris muda-se de sexo ou que ao final dele tem um pote de ouro, e principalmente mostrar na prática com esta experiência elaborada e vivenciada a formação do mesmo.
PROCEDIMENTO
Para a realização desta experiência, utilizaremos uma folha de papel em branco, um copo com água e uma lanterna.Coloque o papel em frente ao copo com água, em seguida, coloque a lanterna ao lado do copo e acenda. Você observará que formará um arco de circunferência colorido e luminoso, o chamado de arco-íris, isto acontece no momento em que a luz entra em contato com a água.

RESULTADOS
O resultado obtido foi à formação de um arco-íris refletido no papel. Isto acontece porque o copo d’ água faz com a luz da lanterna exatamente o que a nuvem faz com a luz do sol,ou seja, separa as cores da luz. A luz que aparece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas.Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca.Misturadas, a gente não vê cor nenhuma, mas se você faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d’água, você vai ver as cores separadas ou um arco –íris.
CONCLUSÕES
A hipótese comprovada de que o arco-íris se forma devido á refração que a luz branca (solar) experimenta ao atravessar as gotas de chuva, é uma lei integrante de um conjunto de leis que regem outros fenômenos luminosos (reflexão, dispersão, difração etc.). Esse conjunto é conhecido como a Teoria sobre a luz.
É impossível chegar ao final de um arco-íris e muito menos encontrar um pote de ouro, pois se fosse verdade todos nós estaremos ricos e é por isso e por outros que o arco-íris é mais umas das belezas misteriosa, fantásticas e desafiadoras deste planeta.


Nenhum comentário: