segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ATIVIDADE FINAL(ADRIELI) : Relato comentado dos textos:

" Se um viajante numa noite de inverno"- Ítalo Calvino
Em seu livro o escritor Ítalo Calvino relata como deve ser praticado o ato da leitura e como ela é prazeirosa quando realizada da maneira correta.
O autor relata que é muito importante se entregar a leitura, neste caso, em especial o romance"se um viajante numa noite de inverno",fazer todo um preparo pré-leitura para que o leitor possa inicia-la e não pare até chegar ao final do livro. Deste modo o leitor será o "viajante" e " viajará" pela história.
Calvino cita que antes de se iniciar a leitura é necessario preparar o ambiente, mantendo pessoas distantes,amenizando o barulho, destruindo toda e qualquer hipótese de ser interrompido. Ele sugere também que se encontre uma posiçãocômoda e mais relaxante possível para que inicie sua viagem pela história,podendo adentrar-se nela se deixando levar pelas emoções do livro.
Ao se referir a leitura do romance, Calvino procura aguçar e estimular as pessoas para que se sintam interessadas em ter o livro, dando dicas de como ser um viajante, seja numa noite de inverno ou em outra qualquer, destacando a importância de como se lê e não o que se lê, é preciso estar preparado.
“ O Milagre Brasileiro” – Fausto Bores
O Milagre Brasileiro foi uma fase de crescimento econômico e baixa inflação que ocorreu no período de 1969 à 1973.
O “milagre” se deu devido a combinação de crescimento econômico exorbitante com as taxas de inflação que se mantinham baixíssimas. O fator que sustentaram esse acontecimento foi a dependência do sistema financeiro e do comercio internacional que proporcionou os emprestemos internos.
É possível afirmar que a palavra chave do “milagre” é o capitalismo, inclusive Delfim, o governante da época, visava promover o desenvolvimento capitalista.
Em decorrência do milagre os paises que estavam em desenvolvimento aproveitaram para pegar empréstimos externos, o Brasil aumentou seus investimentos de capital estrangeiro, inclusive na industria automobilística, houve também a expansão do comercio exterior com a importação, afim de sustentar o crescimento econômico.
O que pareceu um milagre, para alguns, não durou muito, os que estavam a frente se beneficiaram, enquanto os menos favorecidos, a classe trabalhadora, nem foi lembrada, os salários foram minimizados, os programas sociais ficaram esquecidos, pois o PIB, ficou em alta,despreocupando os governantes.
Com o crescimento industrial o meio ambiente sofreu seqüelas.Sendo assim, levando em consideração todos os fatos do milagre ficou o caos, aumentando o empobrecimento e o aumento das desigualdades sociais, aliás o capitalismo fez vitimas deixando marcas profundas na sociedade, refletindo pontos positivos e negativos.
Podemos conhecer o Universo?
Reflexão sobre um grão de sal
Antes de se dizer a ciência é um conjunto de conhecimento, é necessário dizer que antes de tudo ela é um modo de pensar, consiste em realmente pensar sobre alguma coisa.
Vivemos na busca constante de respostas para o pensamento, tendo como apoio a ciência que desvenda as hipóteses, decifra os mistérios.Neste caso, se pensarmos que vivemos no universo, e o mesmo é repleto de indagação, que por sua vez para umas existem respostas e para outras não, devemos considerar o universo incogniscível ou cogniscivel.
Como poderemos conhecer o universo por completo, que é tão vasto, se desconhecemos os mistérios de um grão de sal?
Se o grão de sal é desconhecido a ciência proporciona leis naturais para seu estudo e compreensão, podendo aprecia-lo, apos o desvendamento de sua composição, conseqüentemente sua formação, leis naturais para conhecer o universo, muito pode-se descobrir deste desconhecido.
Há muito a se descobrir no que é desconhecido, inclusive em relação ao universo, se estamos incluídos nele, o senso comum e a historia colabora para que uma parte dele seja compreendida.
O fato de se refletir sobre um grão de sal torna valoroso desde uma pequena experiência até a imensidão do universo e se há tanto a se descobrir num grão de sal, imagina no universo.


















Nenhum comentário: