segunda-feira, 15 de outubro de 2007

TAREFA DO DIA 10 DE OUTUBRO

TAREFA: LETRAMENTO E CAPACIDADE DE LEITURA PARA A CIDADANIA
( ROXANE ROJO)

... “Sua [ de Sérgio ] influência sobre Chico e outros filhos se dava de forma sutil. As paredes da casa da família eram cobertas por livros, e o pai incentivava a leitura através de desafios. ‘Ele não ficava falando para a gente ler’, conta Miúcha. ‘Mas era um apaixonado por Dostoievski, conversava muito sobre ele. Nós todos líamos. E tinha Proust, aquela edição de 17 volumes. Ele dizia, desafiando e instigando: ‘Proust é muito interessante, vocês não vão conseguir ler, é muito grande. Ah, mas se vocês soubessem como era Madame Vedurin ...’ Ai todo mundo pegava para ler.”
(Regina Zappa, Chico Buarque, pp. 93-94)

“Ler é melhor que estudar.” Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras: intelectuais, professores do ensino fundamental, médio e universitário, jornalistas, comunicadores da mídia. No entanto, a maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes e, às vezes, chega mesmo a impedi-la. Ler continua sendo coisa de elites, no início de um novo milênio.

COMENTÁRIOS:

Visualizamos dois parágrafos que nos chamou a atenção. Podemos efetua-los como “levantamento de hipóteses”. No primeiro bloco, existe o apoio e o incentivo da família, de forma desafiadora e instigadora, aguçando a curiosidade da criança para o descobrimento da leitura. Já no segundo bloco, deparamos que mesmo chegando ao novo milênio que se esperava um avanço no sentido cognitivo do ser humano, percebemos que a sociedade mais abrangente que a realidade compartilhada e vivenciada pela comunidade escolar, ainda encontra-se no século passado e sem desafios. Ao nosso ver, sem autoritarismo, devemos conduzir o aluno a ter confiança necessária para possibilitar a sua capacidade de exercício para a compreensão, levando-o a criticar, contrariar, adotar revisões e réplicas permanentes.
Ao longo desta leitura, pudemos comparar informações entre os blocos que família , comunidade e escola, devem estar interagidas ao processo ensino aprendizagem para conduzir o aluno ao mundo de novos conhecimentos de plena cidadania.

ATIVIDADE 1:

O QUE É CIÊNCIA PARA NÓS

Meu nome é Jeanete Dalva Manoel, sou professora de História, minha área de conhecimento é CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.

MURAL DA CIÊNCIA:


A CIÊNCIA EM NOSSA DISCIPLINA:
“ Significa pesquisar, conhecer, refletir e analisar fatos históricos, épocas e atualidades.”

A CIÊNCIA EM NOSSA DISCIPLINA:
“É o estudo da arte e do movimento humano, onde através de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral (físico, mental e social) dos seres humanos; tem o poder de transformá-los e renová-los no sentido de sua auto realização e para uma sociedade mais justa e livre.


ATIVIDADE 2

CARACTERÍSTICAS: Pesquisa, seminários, relatos, avaliações, palestras, debates, textos expositivos, entrevistas específicas, relatórios, congressos, reprodução de textos, análise de textos, dissertações, apresentações de peças teatrais (fatos históricos), debates.


Meu nome é Adrieli. Sou professora de Educação Artística, minha área de conhecimento é LINGUAGEM DE CÓDIGOS E SUIAS TECNOLOGIAS.


MURAL DA CIÊNCIA:

A CIÊNCIA EM NOSSA DISCIPLINA:

“É o estuda da arte em seu sentido mais amplo.”






ATIVIDADE 2:

CARACTERÍSTICA DA CIÊNCIA:





ATIVIDADE 4

DEFINIÇÃO DO FAZER CIENTÍFICO:

“ A ciência é baseada na experimentação, na disposição do “desafiar”, requer coragem, de questionar a sabedoria convencional, seu principal artifício é pensar em alguma coisa. Possuir uma mentalidade científica é expor-se ao mundo da crítica. Isso induz as descobertas intelectuais, informativas onde elementos químicos (NaCl), juntos se tornam benéficos, separadamente, maléficos (prejudicial).
Para compreender e entender esse Universo, com tantas informações, teríamos que obedecer as Leis Naturais, num grau de ordem e estabilidade interna.









Um comentário:

Tamara disse...

Muito bem, meninas, paabéns pelo capricho e dedicação ao curso. Com relação ao texto da Roxane, é importante não nos esquecermos das capacidades de leitura e escrita, não é? Bjs, Tamar.