terça-feira, 9 de outubro de 2007

AVALIAÇÃO DO 1º MÊS DO CURSO

01 – Você acredita que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais na web, expressão de opinião, depoimento, debate, apresentação para transação comercial de formulários, foram contemplados nas atividades desenvolvidas? Justifique.
R: Todos os itens enumerados nesta questão foram contemplados nas atividades desenvolvidas no 1º mês do curso, pois a comunicação via rede / internet, permite que haja troca de informações rápidas, precisas mesmo estando a longa distância.
Conseguimos absorver informações quanto ao agrupamento de gêneros (orais, escritos, verbais e não verbais), diferenciando esfera de estrutura e estilo.

02 – O que você tem a dizer sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de seus colegas no ambiente virtual?
R: Compartilhamos que cada um apresenta relatos diversificados tanto na leitura quanto na escrita. Alguns com amplas informações e outros com menos. Porém, apresentam seus gêneros subsidiados às suas informações.
Até o presente momento, está sendo interessante, pois a cada semana, há trocas de informações e experiências que nos abastece quanto ao conteúdo interdisciplinar.

03 – Como tem sido sua experiência de criação, produção e interação no Blog?
R: No início encontramos dificuldades, desde a criação, produção e interação no Blog. Através das atividades desenvolvidas constantemente (aulas e tarefas), fomos nos familiarizando e interagindo com a nova linguagem.

04 – Ocorreram mudanças de conceitos em seus conhecimentos sobre gêneros discursivos e capacidades de leitura e escrita? Se ocorreram, quais seriam estas mudanças?
R: Sim.
Quanto ao Gênero Discursivo: nos proporcionou uma reflexão sobre a qual o homem é o agente transformador no mundo, tendo a linguagem como papel de instrumento essencial para essa transformação. A linguagem é o instrumento essencial na construção do conhecimento e formação do indivíduo. Portanto, é um agente transformador da atividade humana no mundo.
Quanto à Capacidade de Leitura e Escrita: a relação entre o domínio da leitura e escrita, são consideradas essenciais para a fase de desenvolvimento cognitivo do ser humano. A sua aprendizagem são fatores explicativos da transformação social e psicológica. Por outro lado, a relevância da leitura e escrita influencia dimensões com ampla gama de problemas teóricos de decorrem da complexidade do analfabetismo. E, sem dúvida, a escola é de relevante importância nesse processo.

05 – Como você pensa que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita?
R: A questão a nosso ver, é saber como trabalhar os textos ou os diversos gêneros analisando-os e explorando os seus aspectos conteudísticos, composicionais e pragmáticos, utilizando elementos constitutivos dos gêneros: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Sem esse conhecimento, o professor trabalha na contramão.
É uma forma de chamar a atenção do aluno para a real função da linguagem na vida diária e nos seus modos de agir e interagir, levando-o a construir e compreender as mais diversas situações de comunicação.

06 – Que situações pedagógicas estão sendo oferecidas para que os alunos de sua Escola possam desenvolver capacidades envolvidas na compreensão e produção de textos?
R: Estão sendo oferecidas aos alunos leitura dirigida em sala de aula e extra classe, debates, teatros, seminários, relatórios oral de experiência, artigos enciclopédicos, entrevistas, resumo de textos expositivos e explicativos, reportagens, crônicas, paródias e músicas.
(Por Jeanete e Adrieli)

Um comentário:

Cid disse...

muito interessante e argumentado. Excelente.