CAPACIDADE DE LEITURA
TEXTO: “O MILAGRE BRASILEIRO”
PROPOSTA A
Através deste texto, observamos que não é oferecido subsídios necessários para que o aluno possa assumir alguma postura seja a nível de discussão ou para desenvolver o conteúdo.
PROPOSTA B
Neste item, podemos localizar informação explícita, situando o aluno dentro da história, ou seja, a época em que ocorreu o fato.
Na proposta oferecida, o professor leva o aluno a estabelecer relação de causa e conseqüência entre o episódio narrado; explorando a intertextualidade, oferecendo informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente. Partindo destes elementos, posiciona o aluno sobre os fatos narrados.
CAPACIDADE DE ESCRITA
TEXTO: “O MILAGRE BRASILEIRO”
PROPOSTA A
Na Proposta “A”, foram fornecidos subsídios para a produção de textos (cópias), apenas chamando a atenção do aluno para correção das regras gramaticais e dos erros ortográficos. Já na Proposta “B”, o professor pede ao aluno que procure saber com os seus avós, pois viveram naquele tempo, fazendo com que o aluno procure incluir a família na atividade.
O professor também pede aos alunos que dividem-se em grupos, desenvolvendo com os mesmos, o companheirismo para fazer os trabalhos escolares, onde cada grupo desenvolverá um tem relacionado com o texto proposto, que será apresentado na classe, através de seminário ( o aluno protagonizando os fatos). Com isso, todos os alunos entenderão os conteúdos desenvolvidos no texto.
Podemos ainda destacar outras capacidades tais como: a ideologia da época conseguia influenciar o cidadão através da escrita que o regime militar os tornariam cidadãos com capacidades de valores éticos e políticos; a elaboração de texto constantes, fornecidas pelo autor, os incentivavam a mais leituras e a construção de novas escritas, seguidas de relatório oral de experiência.
TEXTO: “O MILAGRE BRASILEIRO”
PROPOSTA A
Através deste texto, observamos que não é oferecido subsídios necessários para que o aluno possa assumir alguma postura seja a nível de discussão ou para desenvolver o conteúdo.
PROPOSTA B
Neste item, podemos localizar informação explícita, situando o aluno dentro da história, ou seja, a época em que ocorreu o fato.
Na proposta oferecida, o professor leva o aluno a estabelecer relação de causa e conseqüência entre o episódio narrado; explorando a intertextualidade, oferecendo informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente. Partindo destes elementos, posiciona o aluno sobre os fatos narrados.
CAPACIDADE DE ESCRITA
TEXTO: “O MILAGRE BRASILEIRO”
PROPOSTA A
Na Proposta “A”, foram fornecidos subsídios para a produção de textos (cópias), apenas chamando a atenção do aluno para correção das regras gramaticais e dos erros ortográficos. Já na Proposta “B”, o professor pede ao aluno que procure saber com os seus avós, pois viveram naquele tempo, fazendo com que o aluno procure incluir a família na atividade.
O professor também pede aos alunos que dividem-se em grupos, desenvolvendo com os mesmos, o companheirismo para fazer os trabalhos escolares, onde cada grupo desenvolverá um tem relacionado com o texto proposto, que será apresentado na classe, através de seminário ( o aluno protagonizando os fatos). Com isso, todos os alunos entenderão os conteúdos desenvolvidos no texto.
Podemos ainda destacar outras capacidades tais como: a ideologia da época conseguia influenciar o cidadão através da escrita que o regime militar os tornariam cidadãos com capacidades de valores éticos e políticos; a elaboração de texto constantes, fornecidas pelo autor, os incentivavam a mais leituras e a construção de novas escritas, seguidas de relatório oral de experiência.
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