quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Pauta do dia 26/09/2007

QUESTÃO N° 05 – ANTECIPAÇÃO DE CONCEITOS

1- TEXTO: é o fruto de uma leitura; é um sinônimo de compreensão.
Pode ser visual, oral e sonoro. É uma construção cultural, não se limita apenas nele. Ele resulta na intersecção com outros.
Ao trabalharmos com um texto, podemos realizar uma “viagem” entre o passado e o futuro, através de vestígios e estilos.

2- LEITURA: são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura.
A leitura, permite ao leitor refletir sobre a compreensão global. Além disso, a leitura é uma compreensão da mensagem passada pelo texto, uma seleção das informações relevantes, uma relação entre as informações apresentadas no texto.

QUESTÃO N° 08 - RETOMADA DO FORUM: LER E ESCREVER DEVE SER O COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS?

A leitura e a escrita são importantes em nosso dia a dia, pois facilita a comunicação partindo da realidade e chegando até o imaginário de forma indireta.O ato da leitura possibilita a uma viagem, fazendo com que o leitor desenvolva as habilidades de escrita, da fala e da imaginação.Concluindo, quem lê se mantém informado ,tem conteúdo.e principalmente, sabe escrever.

ARGUMENTAÇÃO: Chegamos a conclusão que Ler e Escrever caminham juntos. Porque, através disso, ele compreende as necessidades e a partir daí, constrói, interpreta e decodifica as suas estratégias. É uma relação de cultura com a história e o social, fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro.

QUESTÃO N° 09 - LISTAGEM DE ACORDO COM O QUADRO DAS CAPACIDADES, DE ROXANE ROJO

CONHECIMENTOS
Capacidades básicas ensinadas e aprendidas durante o processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O leitor deve ter um sincronismo entre o conhecimento de mundo e a leitura.

CAPACIDADES
Capacidade de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto: interpretação, interação e suporte do texto, partindo de uma situação de leitura adquirirá um suporte do texto.

COMPETÊNCIAS
Checagem de hipóteses, produção de interferências locais, percepção de outras linguagens.

HABILIDADES
Percepção de outras linguagens, percepção de relações de intertextualidade.

QUESTÃO Nº 10 – GÊNEROS QUE CIRCULAM EM SUA ÁREA DE CONHECIMENTO E EM SUA DISCIPLINA

Gêneros Orais e Escritos: texto explicativo; comparação entre a tecnologia rudimentar e a tecnologia atual; relato histórico; instruções de montagens.

QUESTÃO Nº 11 – TEXTO SOBRE OBJETIVOS DE LEITURA

O texto, Álcool,crescimento e pobreza é informativo, destaca a diferença social, estatísticas entre a mão de obra do homem e a tecnologia industrial. Em suas “entrelinhas”, mostra um quadro cruel em relação à saúde, onde os trabalhadores pelo excesso de trabalho, causa stress, levando-os muitas vezes ao uso de drogas. Em sua charge, o autor demonstra com nitidez a “choque” de nossa cultura.

Um comentário:

Cid disse...

Muito bom garotas.Vocês estão realizando as devidas intervenções quando necessárias.Ainda faltam algumas.Achei a análise de vocês interessante e de fácil leitura.Um abraço.